Contato  |  Acesse outros estados:  São PauloBahia
Notícia
O que é a Otorrinolaringologia?

Publicado em: 08/07/2015

Dr. Silvio José de Vasconcelos • Otorrinolaringologista

Especialização em Doenças da Voz e da Deglutição, University of California San Francisco
Membro diretor da Academia Brasileira de Laringologia e Voz

A otorrinolaringologia é uma especialidade médica em crescente desenvolvimento. Com no mínimo três anos de formação após a graduação em medicina, trata-se de uma especialidade que está muito longe de apenas cuidar de ouvidos, nariz e garganta.

O otorrinolaringologista é o profissional que dedica sua formação a avaliar e a tratar as doenças das vias aéreas superiores, o que engloba o nariz, os seios da face, a garganta e a laringe. Cabe ao otorrinolaringologista diagnosticar problemas na voz e indicar o tratamento adequado, a fim de evitar problemas que atrapalhem a capacidade profissional do paciente, ou mesmo que ponha em risco sua vida. Alergias, infecções, alterações na deglutição e quaisquer doenças que influenciem direta ou indiretamente alguma das referidas estruturas, também integram o campo de interesse da laringologia.

Outra área de interesse do otorrinolaringologista diz respeito aos distúrbios da audição e do equilíbrio. São cada vez mais numerosas e efetivas as possibilidades de tratar os casos de surdez, tanto na infância, quanto na vida adulta. Dispositivos de última geração e cirurgias minimamente invasivas fazem com que possamos obter resultados que antes não pareciam possíveis.

Cirurgias de base de crânio, plástica da face e medicina do sono são outros exemplos de áreas de dedicação da especialidade, que encontram no Recife profissionais com destaque nacional e internacional.

AV. AGAMENON MAGALHÃES, 4760 - 1º ANDAR - EDF. ARNÓBIO MARQUES
HOSPITAL PORTUGUÊS-REAL INSTITUTO OTORRINO E FONO
Fones: 81 3416.1634/1635/1636 | Site: www.riof.com.br

Desenvolvido por: EBGE - Editora Brasileira de Guias Especiais | (81) 3097.7060 | sac@ebge.com.br