Contato  |  Acesse outros estados:  São PauloBahia
Notícia
Depressão

Publicado em: 21/10/2014

Dr. João Carlos Leitão - Saúde Mental

• Médico Residente em Psiquiatria pelo Hospital Ulysses Pernambucano
• Graduado em Medicina pela FCM/UPE

É difícil ver alguém que você gosta se afundar em tristeza, e não saber o que dizer ou fazer para ajudar. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas possuem depressão. Do lado de fora, a depressão pode parecer tristeza normal, do tipo que aparece na vida de todas as pessoas. A doença, entretanto, é muito mais extrema: os sintomas duram mais tempo, as emoções são mais intensas, e a vida cotidiana é simplesmente mais difícil de se manter. Os sinais podem incluir extrema tristeza, irritabilidade, dificuldade de concentração e sensação de apatia.

Se você acredita que seu amigo está sofrendo de depressão, a melhor coisa que você pode fazer por ele é ouvi-lo e apoiá-lo. Confira algumas dicas: Seja honesto e expresse suas preocupações. Não leve a situação pro lado pessoal e conte com a ajuda de outros. Você pode obter orientação de um profissional (um orientador da escola, alguém que você conhece que já passou por isso) para ajudar a encontrar a melhor estratégia para ajudar um ente querido. Ajude a outra pessoa a entender sobre a depressão, se você puder. A depressão carrega um estigma terrível, e isso impede que muitas pessoas recebam a ajuda de que precisam. Mostre ao seu amigo que ele não está sozinho e que a condição é tratável. Sugira aconselhamento ou outro tipo de ajuda profissional. Se a doença interfere em suas atividades, recomende que ele visite um psiquiatra ou psicólogo. Você pode ajudar o seu amigo a encontrar um profissional, incentivá-lo e acompanhá-lo.

Por fim, se o seu amigo mostrar sinais de que poderia machucar a si ou a alguém, contate as autoridades para obter ajuda, porque você não pode controlar isso sozinho. A cada 30 segundos, alguém no mundo tira a sua própria vida. Busque ajuda.

(Adaptado de hypescience.com/como-ajudar-um-amigo-com-depressao/ em 13-09-14)

Rua das Pernambucanas, 158 - Graças - Recife - PE
Fone: 3221.8577

Desenvolvido por: EBGE - Editora Brasileira de Guias Especiais | (81) 3097.7060 | sac@ebge.com.br